31 julho 2011

Uma nova opinião sobre a farmacoterapia do HIV


"A medicação precoce dos portadores de HIV reduz 96% o risco de transmissão do vírus da AIDS". É o que noticia a Revista Veja dessa semana, fazendo referência à pesquisa (HPTN 052) comandada pelo infectologista americano Myron Cohen, da Universidade da Carolina do Norte com os resultados apresentados na 6ª Conferência da Sociedade Internacional de AIDS, realizada em Roma.  O usual (isso é visto na disciplina Farmacologia) é que a farmacoterapia comece a ser considerada quando  pacientes assintomáticos apresentem contagem de células CD4  entre 200 e 350 células/mm. Assintomáticos com CD4 menor que 200 células/mm e sintomáticos inciam tratamento. 
 O que a pesquisa indica é que  iniciar o tratamento mesmo antes do paciente apresentar os sintomas, diminui drasticamente o risco de transmissão do HIV.  Essa corrente é reforçada pelo médico Scott Hammer, no editorial da The New England Journal of Medicine. Segundo o infectologista brasileiro Artur Timerman, outros estudam apontam que se o paciente é tratado quando as taxas de CD4 ainda estão normais, a sua expectativa de vida se iguala a de uma pessoa não infectada pelo HIV.
O estudo HPTN 052 foi realizado com 1763 casais discordantes( apenas um dos parceiros está infectado) entre 26 e 40 anos com duranção de 6 anos. A metade foi tratada precocemente. Do total geral, 28 pessoas transmitiram o HIV para seus parceiros, sendo que apenas 1 pessoa era do grupo tratado precocemente.

Fonte: Revista Veja, citando The New England Journal of Medicine.

20 julho 2011

Dicas para calouros IV

Você é calouro? Essa postagem foi feita pra você. Não pense que gostamos de calouros. Na verdade esse texto vai evitar vários aborrecimentos para os veteranos. A ideia é diminuir aquele monte de perguntas feitas por vocês. Afinal, existe bicho mais cheio de dúvida e deslumbramento que calouro? Aproveite. Você só é gente quanto entra na UnB. O que isso significa? Aproveite seus dias até o dia 14 de agosto. Vamos lá então:

1 - O que é o registro?
R - O registro é uma forma de você dizer que quer a sua vaga na UnB.  Para isso você deve ir à Faculdade de Ceilândia no dia 22/07(sexta-feira), de 08h30min às 11h00min e de 14h00min às 17h00min, munido dos seguintes documentos:
a) Carteira de identidade (cópia autenticada);
b) Comprovante de conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada);
c) Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia autenticada);
d) Certificado de Reservista ou Dispensa de incorporação para o candidato do sexo masculino, (cópia autenticada). 
Obs: O candidato com idade superior a 46 (quarenta e seis) anos completos ou a completar está dispensado da apresentação
de tal documento;
e) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição (cópia autenticada) ou a certidão de quitação
eleitoral (cópia autenticada ou emitida via internet);
f) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia autenticada
2 - E depois do registro?
R - Fique aguardando o dia de início das matrículas. Cronograma de matrícula
 
3 - O que significa essa parada de créditos?
R - Cada crédito equivale a 15 horas/aula. Nesse primeiro semestre são ofertadas disciplinas de 2(uma aula por semana) e 4 créditos (duas aulas por semana), 30 e 60 horas/aula respectivamente. Para graduar o aluno precisa atingir um determinado número de créditos, específico para cada curso.

4 - Posso mudar minha grade horária?
R - Você pode sim. No matrícula web (3 a 5/8/2011) você fará sua matrícula no matriculaweb tendo que aceitar a grade que te oferecerem. No período de ajuste(8 e 9/8/2011) vá até a FCE e tente retirar, ou incluir disciplinas diretamente com o coordenador do curso de Enfermagem, professor Carlos Eduardo. Isso não quer dizer que sua solicitação será aceita.

5 - Quais disciplinas são importantes?
R - Todas são, porém umas mais que as outras. Isso não se deve ao assunto que elas abordam, mas sim como elas te deixam no fluxo. Preste bastante atenção nessa parte.  No primeiro semestre a grade básica para Enfermagem é:
Saúde e Sociedade I: Introdução  às Ciências Sociais - SS 1
Epidemiologia Descritiva
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos - LTPA
Do átomo a vida 1 - ATV 1
Das células aos sistemas 1 - CS 1
Biofísica
Contexto Histórico e Social da Enfermagem - CHSE

Analise o quadro abaixo.

Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
ATV 1
CS 1
SS 1
Epi. Desc.
CHSE
Biof.
LTPA
ATV 2
CS 2
SS 2
Epi. Analítica
SAE
Essas disciplinas não são pré-requisitos para nada. Pelo menos por enquanto.
ATV 3
CS 3

ICP 1/PTRI

CS 4
ICP 2/ Semiologia 1

ICP 3/ Semiologia 2
ICP 4
ICP 5
ICP 6

Percebam que se deixarem de pegar disciplinas que são pré-requisitos para outras em semestres seguintes, provavelmente você ficará atrasado no curso. O caso mais crítico é quando não se é matriculado em Contexto Histórico e Social da Enfermagem. Olhe no quadro o efeito cascata negativo que isso gera. Muitos alunos de Enfermagem costumam não ser matriculados no primeiro semestre nessa disciplina e isso com certeza te causará transtornos futuros. Portanto, caso não sejam matriculados nessa disciplina, corram atrás para que sejam. Incomodem o coordenador. Nas outras disciplinas geralmente a matricula ocorre sem problemas, mas lembro que Biofísica e LTPA, você poderá cursar em outros semestres, caso deseje.

6 - Existe restaurante universitário na FCE?
R - Não. Só existe no Darcy Ribeiro. O nosso campus só dispõe de lanchonete.

7 - Existe lugar onde posso almoçar perto da FCE?
R - Sim. Os melhores lugares ficam no centro de Ceilândia ( Restaurantes Barriga Cheia, Pimenta Malagueta, Helk's, etc.) É possível ir de metrô. Para quem quiser levar comida de casa, o campus dispõe de 2 fornos microondas disponível a todos os alunos. Existe também a opção de se pedir comida nos serviços de entrega. Você pode pedir no Giraffas(4003-1515) ou no próprio Pimenta Malagueta ( 3201-7554). Existem outras opções é claro. Procure se informar. Algumas pessoas também oferecem refeições (marmita) na porta da faculdade.

8 - Como faço para chegar ao campus?
R - O meio de transporte público mais fácil para acessar a FCE é o metrô. Desça na estação Guariroba. Assim que sair o resultado da matrícula, vá até a secretaria e solicite uma declaração de aluno regular e grade horária.Faça seu cadastro no site do metrô e em seguida vá até uma estação confeccionar o cartão de gratuidade.Quebra um galhão. 

9 - Existe previsão para a inauguração do novo campus?
R - Pelo menos uma inauguração completa não. Se quiser acreditar nas datas informadas pelo GDF ou pela própria UnB, acredite. A cerca de 3 semanas anunciaram que o prédio dos laboratórios estava liberado para inspeção. A expectativa que já comecemos a utilizá-lo nesse próximo semestre. O outro prédio fica pra depois.

10 - Qual é melhor, o Darcy Ribeiro ou a FCE?
R - Não sei. Precisamos de muitas melhorias na FCE, mas não seja mais um daqueles alunos que ficam comparando o campus Darcy Ribeiro com a FCE. O Darcy tem mais de 40 anos. Ah!, você teve e ainda tem a opção de prestar o vestibular pra lá.

11 - Seremos bem recebidos pelos veteranos?


R - É claro que sim. Simpatia é nosso nome  e cordialidade o sobrenome. Você será tratado como merece, ou seja, como calouro. Se quiser saber como é, é só aguardar. Ah, lembro que calouro nem ninguém merece passar por alguns tipos de trotes adotados por certos cursos da UnB. Quanto a isso, fiquem tranquilos.



Por fim, é importante que todos saibam que nosso campus não é um lugar maravilhoso. Temos sérios problemas de estrutura, principalmente quanto a laboratórios. As salas de aula são muito boas, mas principalmente contamos com professores ótimos(minha opinião).
 A pior coisa do mundo é ficar num lugar onde você não está satisfeito, que te incomoda, que te leva pra baixo. Se você for mais um desses, peço que lembre de um pensamento de um dos mais célebres sociólogos do cinema brasileiro, o agora Tenente Coronel Nascimento: "Pede pra sair "!
Outro ponto: Você está entrando num curso de Enfermagem. Se você quer ser médico, VAI FAZER MEDICINA CARAMBA.
Mais um ponto e esse é o mais importante de todos: Na FCE temos 5 cursos, mas nenhum tão completo como a Enfermagem. Assim, gostaria em nome de todos os veteranos deixar uma mensagem especial para as calouras. " Se você precisa de alguém que organize sua vida, uma pessoa de visão ampla. Procure um veterano de Saúde Coletiva. Se você precisa de alguém de pegada, procure um veterano de Fisioterapia. Se você quer alguém que tenha uma química legal com você, que seja o remédio para seus males, procure um veterano de Farmácia. Se você precisa de alguém que te ajude a superar obstáculos, dificuldades, procure um veterano de Terapia Ocupacional. Massssssss, se você não se contenta com pouco e precisa de alguém com todas essas qualidades, seus problemas acabaram. PROCURE UM VETERANO DE ENFERMAGEM!!!!!
Ps: Também é válido em relação a calouros e veteranas, mas muito cuidado, muito cuidado mesmo.

Inciando o curso


A partir de agora, tanto o post sobre dúvidas para calouros e também sobre o ajuste ficarão permanentes na barra lateral do blog. Esses dois assuntos serão atualizados todos os semestres.

Acredito que todo calouro fica em dúvida quando o assunto é a grade horária, se pode alterá-la e como realizar esse procedimento. Antes de iniciar esse assunto, quero abordar um pouco de cada disciplina que compõe a grade básica do curso. Enfatizo que esse é um ponto de vista pessoal sobre as disciplinas. Vamos lá.

1 - Do Átomo à Vida 1 (ATV 1) - A disciplina é pré-requisito para ATV 2, que por sua vez é para ATV 3.   Basicamente o assunto aqui é Bioquímica, sem muito aprofundamento.Sem muitas dificuldades, o aluno consegue concluir a sequência de ATV até o 3º semestre, ou , se houver atraso, até o 5º. É importante ter ATV 1 na sua grade. Uma observaçãozinha: Você é aluno(a) de Enfermagem.Então passe por ATV 1 sem dificuldades.

2 - Das Células aos Sistemas 1 (CS 1) - O aluno de enfermagem deverá cursar até CS 4, no 4º semestre. Considero muito importante seguir o fluxo normal de CS, já que essa discplina é essencialmente anatomia e fisiologia. À medida que avançamos na sequência de CS, ficamos cada vez mais familiarizados com a linguagem anatomica e fisiológica utilizada no curso. Tenha CS 1 em sua grade. É importante lembrar que atrasar a sequência de CS significa atrasar Nutrição Humana em Saúde e Farmacologia Básica, vistas mais a frente no curso.

3 - Saúde e Sociedade 1 (SS 1) - Ela é pré-requisito para SS 2, no 2º semestre. Não precisamos de SS 3. SS 1 é uma disciplina que considero pesada. Veja bem, considero pesada, mas não é difícil. Tem uma carga grande de leitura e principalmente, o que mais dá trabalho, o famigerado Diagnóstico Sócio-Sanitário das Cidades. Algumas disciplinas optativas exigem SS1 como pré-requisito.

4 - Epidemiologia descritiva (Epidemio) - é pré-requisito para Epidemiologia Analítica. Também participa do Diagnóstico Sócio-Sanitário, mas é menos trabalhosa. Apesar de achar uma disciplina chata, ela é muito importante para o profissional de saúde. Hummmm!. Tenha em sua grade.

5 - Contexto Histórico e Social da Enfermagem(Contexto) - Ah, Contexto!Preste atenção agora calouro!!! Contexto é a primeira de uma série de discisplinas que só terão término no 7º semestre. Atrasar uma dessas disciplinas significa atrasar as demais. O curso deve ser integralizado em no mínimo 10 semestres. Adianto que se você não cursa Contexto no primeiro semestre, ficará no minimo 11 semestres na UnB. Se você não foi matriculado em Contexto, corra atrás. Essa disciplina deve constar muito em sua grade.

6 - Biofísica - Sinceramente, você pode cursar essa disciplina em qualquer semestre do curso, mas de preferência antes do 4º semestre.
7 - Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LTPA) - Ainda não é oficial, mas não constará mais como disciplina obrigatória para Enfermagem.


Semestre
Disciplinas
ATV 1
CS 1
SS 1
Epi. Desc.
CHSE
Biof.
LTPA
ATV 2
CS 2
SS 2
Epi. Analítica
Proc. do Cuidar em Enf




Essas disciplinas não são pré-requisitos para nada. Pelo menos por enquanto
ATV 3
CS 3

---

---
ICP 1/PTRI

---
CS 4
ICP 2/ Semiologia 1

ICP 3/ Semiologia 2
ICP 4
ICP 5


Período de matrículas

A UnB oferta ao calouro uma grade e garante sua matricula naquelas disciplinas. Porém, nem sempre o que é ofertado  é o que é desejado. Alguns alunos trabalham e precisam cursar disciplinas em apenas um período. Outros gostariam de incluir mais disciplinas em sua grade.  Para o calouro,essa alteração só poderá ser feita no período de ajuste, diretamente com o coordenador do curso.

Ajuste

É nesse período que o aluno calouro poderá alterar sua grade. Aqui você poderá retirar ou incluir disciplinas. Isso depedende da disponibilidade de vagas e outros fatores. O ajuste é feito diretamente com o coordenador do curso, nesse caso o professor Carlos Eduardo. Tão logo o sistema divulgue o resultado da matrícula, tem início o ajuste. Lembro que todos os alunos de Enfermagem interessados no ajuste, de todos os semestres, , realizarão esse procedimento com o mesmo coordenador, ou seja, é muito índio pra pouco cacique e isso obviamente gera filas. O que isso significa? Chegue cedo. Cronograma do aluno

Alerta

 Avalie bem a quantidade de disciplinas que você está disposto a cursar. Muitas vezes, a quantidade que você quer não é compatível com o que você pode. Não digo isso por questões de tempo, porque com raríssimas exceções tempo é o que mais o calouro tem. Como disse anteriormente, é importante que algumas disciplinas estejam  em sua grade, mas outras podem esperar. Essa avaliação é você quem tem que fazer.

Panorama do curso

Considero importante que desde já o aluno conheço um pouco do que o espera pela frente. É Enfermagem mesmo que você quer? Lembro da minha primeira aula de contexto quando os professores perguntam o porque de cada um ter escolhido esse curso. Sem muita preocupação muitos alunos respondiam dizendo que Enfermagem não era sua primeira opção. Mais ou menos um "vamos ver no que vai dar". Pense bem. Não é nada agradável chegar no 4º ou 5º semestre e ouvir a seguinte pergunta de um professor: "É isso mesmo que você quer ser"? Aí sim, tenho certeza que você vai ficar preocupado. O curso tem uma previsão de 10 semestres no mínimo para a integralização dos créditos. Como o curso está passando por uma pequena reformulação na matriz curricular, ficarei devendo a quantidade de créditos obrigatórios. Atualmente, além dos créditos obrigatórios, temos que cursar 60 créditos de disciplinas optativas. Acreditem, 60 créditos é muita coisa. Média de 6 créditos por semestre, o que é bem difícil. Por isso, tentem pegar optativas o quanto antes.

O Campus Ceilândia


A FCE tem tudo para ser um centro de referência em saúde, desde que a estrutura prometida seja de uma vez por todas entregue. O campus provisório é incompatível com a quantidade de alunos existente e com a estrutura exigida para cursos de saúde.Alguns espaços do campus definitivo já estão sendo usados.

Laboratórios


Já estamos utilizando laboratórios no campus definitivo, inclusive o de Enfermagem(só alunos a partir do 4º semestre). Calouros utilizarão os laboratórios multidisciplinares.

Turmas


As aulas não serão ministradas em turmas com alunos exclusivos da Enfermagem, com exceção de Contexto Histórico e Social da Enfermagem, que é específica para nosso curso Para cada disciplina as turmas são compostas com alunos de todos os 5 cursos do campus. Assim será em todo decorrer do curso.

Biblioteca


É muito pequena para a quantidade de alunos. Conseguir livros para as principais disciplinas é uma luta. Muitos materiais de estudo são disponibilizados na única copiadora(particular) que temos no campus. Deixem sempre uma graninha para as cópias( serão muitas).


Espero ter ajudado.

Ps: Outras dúvidas podem ser postada na área de comentários e dentro do possível procurarei responder com brevidade.

Desempenho da Enfermagem no 2º/2011

O desempenho da Enfermagem caiu. O curso, que estava acostumado a revezar entre o 1º ou 2º maior argumento do campus, agora foi apenas  o 3º. Pelo sistema de cotas tivemos o maior argumento.

Sistema Universal

Argumento Mínimo
Argumento Máximo
Fisioterapia
-27,50
412,70
Farmácia
27,90
394,30
Enfermagem
25,00
339,00
Terapia Ocupacional
-165,40
261,50
Saúde Coletiva
-174,90
207,50



Sistema de cotas
Curso
Argumento Mínimo
Argumento Máximo
Enfermagem
-163,30
373,10
Farmácia
-68,80
245,50
Fisioterapia
-49,20
147,30
Terapia Ocupacional
-118,90
63,90
Saúde Coletiva
-136,60
28,40

19 julho 2011

Calouros da 7ª turma de Enfermagem FCE

Atenção: O registro deverá ser realizado no dia 22/07(sexta-feira) de 08h30min às 11h00min e de 14h00min às 17h00min no Campus Ceilândia - QNN 14 Área Especial (ao lado da estação de metrô Guariroba).Agenda do calouro

Parabéns aos 50 calouros aprovados!
1 - Alinne Feitoza Venancio
2 - Amanda de Araujo Fonseca
3 - Amanda Maria Abreu de Moura
4 - Amelia Luiza Sales Soares
5 - Ana Carla de Macedo Mesquita
6 - Ana Gabrielle Araujo e Silva
7 - Andreia Reis de Oliveira
8 - Arthur Magno Bueno Teixeira
9 -  Bruna de Almeida Dallariva
10 - Carlos Ricardo de Sousa Ornellas Dias
11 - Carolina Santos Malta
12 - Cecilia de Moraes Marino
13 - Clara Fernanda Goncalves de Carvalho
14 - Daniela Souza Santos
15 - Deyvison Ferreira Ribeiro
16 - Eduarda Carneiro Pinheiro
17 - Fernanda Brandao Fonseca Oliveira
18 - Gabriela Antunes de Araujo
19 - Gleideane Parente de Sousa
20 - Hellen de Oliveira Reis
21 - Isabel Oliveira de Araujo
22 - Isabela Cristina Braz Santos
23 - Jessica Felicia Rocha
24 - Jessica Regina Henrique Mota
25 - Joao Paulo Alves Claro
26 - Jonatan Machado Caetano
27 - Karlos Henrique Messias Ribeiro dos Santos
28 - Kennya Nayane Torres
29 - Laire Alves Di Andrade Camargo
30 - Luís Filipe de Souza
31 -  Luiza Bonach Daher
32 - Maisa Vaz Mascarenhas 
33 - Marcele de Fatima Ramos Lima
34 - Mariana Idnes de Oliveira Camelo Timbo Mendes
35 - Marianna de Macêdo Pereira 
36 - Nathália Vieira Werneck
37 - Pablo da Silva Confortini
38 - Paula Nayara Siqueira Salgado
39 - Plínio Marcos de Abreu Rodrigues
40 - Raisa Duarte dos Santos 
41 - Rhanyelle de Carvalho Santana Pontes
42 - Rian Pessoa Vieira
43 - Roberta Krieger Fioravanti 
44 - Samara Leopoldino Ferreira de Moura
45 - Silziane Franco Vieira
46 - Stephanie Marques Alves Vieira Angelim
47 - Talita Sousa Queiroz
48 - Taynnara Alvim Brandao
49 - Vitor Varjão
50 - Zaira Nicolle Farias Pereira

FCE em destaque

Para alguns, dificuldades e obstáculos parecem ser motivo de desânimo e desistência. Para outros muitos, é justamente isso que se transforma em força propulsora para alcançar seus objetivos. Ontem e hoje a SECOM noticiou histórias de inovação na UnB/FCE. Em meio à falta de estrutura, os dois casos indicam que é possível seguir em frente e de cabeça erguida. E o melhor de tudo é que sabemos existem outros projetos que gerarão frutos. Mais ainda, sabemos que dali sairão profissionais capazes e comprometidos com a saúde. Parabéns aos professores e alunos participantes dos projetos!
Estudantes cultivam plantas medicinais no campus de Ceilândia
Projetos de extensão integrados contribuem para horto com 39 espécies
A UnB Ceilândia inaugurou um horto de plantas medicinais. São 300 m² de área verdes com 39 espécies como a cavalinha, com propriedades diuréticas e antiinflamatórias; o confrei, auxiliar no combate a distúrbios intestinais; e o guaco, presente em xaropes por ser expectorante. A inciativa é do projeto de extensão Harmonia, apoiado por grupos locais e pelo Centro de Ensino Médio n°4, onde ocorrem as aulas dos cinco cursos da unidade. 
Aluno do segundo ano da escola pública, Fabiano Ribeiro prepara a terra, seleciona as mudas e rega com cuidado as plantas. “Gosto muito desse trabalho. Estou descobrindo aos poucos a importância das plantas medicinais”, diz. O rapaz de 16 anos é estagiário do projeto. Recebe auxílios de R$ 358 para se dedicar por meio período às atividades no horto. “O que mais vale é a aprendizagem”, ressalta. Ele lembra que antes do plantio, a área estava mal cuidada e com mato alto. “É gratificante ver essa transformação”.
O horto será utilizado nas aulas práticas de Botânica e de Farmacognosia do curso de Farmácia. Coordenadora do projeto, a professora Paula Martins informa que o espaço também servirá à comunidade local e deverá ser mantido mesmo depois da mudança para o campus definitivo. “Queremos orientar o uso racional das plantas, desenvolver trabalhos de educação ambiental e incentivar os alunos das escolas próximas a ingressarem na UnB”, explica. A vontade do estagiário de ensino médio Igor Santos é exatamente essa. “Quero estudar Farmácia aqui”, afirma, motivado com a experiência diária no local.
O professor de farmacobotânica Christopher Fagg participa do projeto e diz que pretende envolver a sociedade de Ceilândia no cultivo de plantas com propriedades fitoterápicas. “A ideia é darmos cursos à comunidade. As pessoas podem ter plantas como o guaco em casa”. Ele ressalta que nenhuma dessas substâncias deve ser consumida sem a devida orientação. 
PARCERIA – Implantado no ano passado, o projeto de extensão Pare, Pense e Descarte dá suporte ao horto. Engajados na implantação da coleta seletiva em Ceilândia, os alunos participantes vão encaminhar os resíduos orgânicos produzidos no campus para uma área de compostagem, onde o material será transformado em adubo para as plantas. “Os restos de alimentos serão devidamente separados”, garante a extensionista Jéssica Rosa, aluna do 4º semestre de Gestão em Saúde.
Várias ações estão sendo preparadas pelo grupo para garantir eficiência na seleção do lixo a partir do próximo semestre. Nesta segunda-feira (18), estudantes confeccionaram bonecos para serem utilizados em campanhas de conscientização com a comunidade e na recepção dos novos calouros. Na volta das férias, a ideia é realizar gincanas voltadas para educação ambiental e construir uma casa com garrafas pet. Graças a todo esse envolvimento, funcionários foram orientados para a importância da coleta seletiva e lixeiras foram adaptadas. Os recipientes foram adaptados com dinheiro arrecadado entre os alunos. Foi o pai de um deles o responsável pela pintura das latas que indicam o correto descarte dos lixos seco e orgânico.  
Fonte: UnB Agência

Pesquisa da UnB Ceilândia ganha prêmio internacional de saúde
Estudo analisou características de pacientes que sofreram derrame e incentiva suas potencialidades

 Pesquisadores da UnB Ceilândia receberam o Antonio Meneguetti Award 2011, prêmio italiano oferecido a experiências na área de Medicina voltadas para o bem estar do ser humano. O professor Emerson Fachin Martins e mais quatro estudantes listaram as características mais comuns das limitações e das funcionalidades de pacientes que sofreram derrame cerebral. Pela pesquisa, o grupo da UnB receberá 5 mil euros, o equivalente a R$ 11 mil.
O projeto de iniciação científica do curso de Fisioterapia da UnB Ceilândia propõe um olhar humanizado sobre pacientes internados em hospitais. A pesquisa propõe tirar o foco da doença e das incapacidades e ampliar as possibilidades de tratamento e bem estar do internado. “Essa maneira de traçar um perfil evidencia o potencial que existe no paciente acamado”, explica o professor Emerson.
Segundo ele, a avaliação permite observar o que funciona e o que não funciona no tratamento. O estudo usa a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para identificar as potencialidades do paciente vítima de derrame (AVE). 
Para a decana interina de Pesquisa e Pós-graduação, Célia Ghedini, a premiação é um estímulo para a pesquisa acadêmica dos novos docentes, já que o professor Emerson está na UnB há apenas três anos e terminou o doutorado há quatro. “É um recém-doutor que tem uma carreira de sucesso na instituição”, diz. A professora ressaltou o foco interdisciplinar do prêmio. “É uma tendência de desenvolvimento mundial juntar as áreas de bem-estar com desenvolvimento social”.

Fonte: UnB Agência