06 junho 2010

Sede da Fiocruz na UnB



Dez mil metros quadrados para o ensino, a pesquisa e a cultura. Assim é a nova unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que será inaugurada no campus Darcy Ribeiro da UnB nesta segunda-feira, 7 de junho. O evento, que contará com a presença do presidente Lula, marca a concretização de uma parceria firmada há 22 anos entre as instituições. “É a união de dois gigantes para o melhoramento da saúde pública brasileira”, afirmou o diretor da Fiocruz Brasília, Carlos Alberto de Matos. A presença do presidente foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência.
O moderno complexo é formado por quatro blocos. Um destinado à administração, outro com três andares de salas de aula, laboratórios e biblioteca, um terceiro para exposições e café e, por fim, um auditório com capacidade para 190 pessoas. O destaque fica por conta do pavilhão 2, o maior deles com 4.589 m². O lugar vai abrigar a Escola de Governo em Saúde (EGS), que tem como meta prioritária a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A decana de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Denise Bomtempo, comemora a inauguração dos prédios. “A Fiocruz no campus não é só mais uma edificação, representa o estreitamento da cooperação entre as instituições, principalmente na área de Saúde Coletiva”. A professora afirma que a parceria pode ser a semente para criação de uma rede Centro-Oeste de capacitação e formação de gestores na área de Saúde. “A procura de interessados nessa parceria tem sido alta”, destacou Bomtempo.   
A Fiocruz trabalha com a capacitação de profissionais em cursos de pós-graduação há 110 anos. E a relação com a UnB não é novidade nessa história. “Já temos diversas parcerias, como o curso internacional de Direito Sanitário, em que temos o reitor José Geraldo de Sousa Junior como parceiro”, comenta Carlos Alberto. O diretor estima que a parceria com a a universidade deve começar no segundo semestre de 2010: “Vamos otimizar a relação na esfera do espaço físico e do conhecimento”.      
ARTE – A unidade da Fiocruz, localizada à beira da Avenida L3, também guarda uma relíquia da arte brasileira. Uma das paredes externas do auditório é revestida com azulejos de Athos Bulcão (1918-2008). As 3.584 peças com tons azul e verde que colorem a fachada de 25m de altura por 5m de largura foram desenhadas em 2007 e estão entre as últimas produções do artista carioca. “Athos fez a obra – que passa a sensação de movimento e leveza - em homenagem ao centenário do amigo e arquiteto Oscar Niemeyer”, comenta Matos. 
RESGATE - Em 28 de novembro de 1988, o então reitor da UnB, professor Cristovam Buarque, assinou a resolução 059/88, cedendo um terreno da universidade para uso da fundação. O sonho de estreitar a relação entre as instituições, no entanto, permaneceu adormecido por 17 anos. “Em 2005 retomamos o projeto e demos início às obras. Agora, estamos prontos para, mais de duas décadas depois, ampliar os trabalhos para a capacitação de profissionais de saúde da máquina pública”, conta Carlos Alberto. 
Por: UnB Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário