05 fevereiro 2011

Dicas para calouros III



Você é calouro? Essa postagem foi feita pra você. Não pense que gostamos de calouros. Na verdade esse texto vai evitar vários aborrecimentos para os veteranos. A ideia é diminuir aquele monte de perguntas feitas por vocês. Afinal, existe bicho mais cheio de dúvida e deslumbramento que calouro. Aproveite. Você só é gente quanto entra na UnB. O que isso significa? Aproveite seus dias até o dia 21 de março. Vamos lá então:


1 - O que significa essa parada de créditos?
R - Cada crédito equivale a 15 horas/aula. Nesse primeiro semestre são ofertadas disciplinas de 2(uma aula por semana) e 4 créditos (duas aulas por semana), 30 e 60 horas/aula respectivamente. Para graduar o aluno precisa atingir um determinado número de créditos, específico para cada curso. No caso da Enfermagem, são 278 créditos para se formar, distribuídos entre disciplinas obrigatórias, optativas e módulo livre. Pelo fluxograma, são 214 créditos obrigatórios. O restante é dividido entre disciplinas optativas e módulo livre, sendo que para módulo livre o número máximo de créditos é 24. Fluxograma

2 - Posso mudar minha grade horária?
R - Por mais que a divulgação seja de que não pode, a verdade é que você pode sim. No matrícula web (3 a 11/03/2011) você fará sua matrícula tendo que aceitar a grade que te oferecerem. No período de ajuste(procure saber a data) vá até a FCE e tente retirar, ou incluir disciplinas diretamente com o coordenador do curso de Enfermagem, professor Carlos Eduardo. Isso não quer dizer que sua solicitação será aceita. Cronograma de matrículas

3 - Quais disciplinas são importantes?
R - Todas são, porém umas mais que as outras. Isso não se deve ao assunto que elas abordam, mas sim como elas te deixam no fluxo. Preste bastante atenção nessa parte.  No primeiro semestre a grade básica para Enfermagem é:
Saúde e Sociedade I: Introdução  às Ciências Sociais - SS 1
Epidemiologia Descritiva
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos - LTPA
Do átomo a vida 1 - ATV 1
Das células aos sistemas 1 - CS 1
Biofísica
Contexto Histórico e Social da Enfermagem - CHSE

Analise o quadro abaixo.

Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
Discip.
ATV 1
CS 1
SS 1
Epi. Desc.
CHSE
Biof.
LTPA
ATV 2
CS 2
SS 2
Epi. Analítica
SAE
Essas disciplinas não são pré-requisitos para nada. Pelo menos por enquanto.
ATV 3
CS 3

ICP 1/PTRI

CS 4
ICP 2/ Semiologia 1

ICP 3/ Semiologia 2
ICP 4
ICP 5
ICP 6

Percebam que se deixarem de pegar disciplinas que são pré-requisitos para outras em semestres seguintes, provavelmente você ficará atrasado no curso. O caso mais crítico é quando não se é matriculado em Contexto Histórico e Social da Enfermagem. Olhe no quadro o efeito cascata negativo que isso gera. Muitos alunos de Enfermagem costumam não ser matriculados no primeiro semestre nessa disciplina e isso com certeza te causará transtornos futuros. Portanto, caso não sejam matriculados nessa disciplina, corram atrás para que sejam. Incomodem o coordenador. Nas outras disciplinas geralmente a matricula ocorre sem problemas, mas lembro que Biofísica e LTPA, você poderá cursar em outros semestres, caso deseje.

4 - Existe restaurante universitário na FCE?
R - Não. Só existe no Darcy Ribeiro. O nosso campus só dispõe de lanchonete.


5 - Existe lugar onde posso almoçar perto da FCE?
R - Sim. Existe o restaurante Yakissoba, em frente à estação Guariroba do metrô (pertinho da FCE) e o Goianus, que fica a cerca de 800 metros do campus. Não é a melhor comida do mundo, afinal custa R$ 5,00. Existem outras opções no centro da Ceilândia,como o restaurante Pimenta Malagueta e o Barriga Cheia, mas ficam mais distantes. Para quem quiser levar comida de casa, o campus dispõe de UM forno microondas disponível a todos os alunos. Existe também a opção de se pedir comida nesses serviços de entrega. Você pode pedir no Giraffas(4003-1515) ou no próprio Pimenta Malagueta ( 3201-7554). Existem outras opções é claro. Procure se informar.


6 - Como faço para chegar ao campus?
R - O meio de transporte público mais fácil para acessar a FCE é o metrô. Desça na estação Guariroba. Assim que as aulas iniciarem, vá até a secretaria e solicite uma declaração de aluno regular e grade horária. Em seguida leve até o metrô para confeccionar sua ficha cadastral, garantindo assim a gratuidade do metrô.Quebra um galhão. 

7 - Existe previsão para a inauguração do novo campus?
R - Não. Se quiser acreditar nas datas informadas pelo GDF ou pela própria UnB, acredite. Mas o fato é que não existe data. Vai ser quando eles quiserem. Recentemente anunciaram que entregariam um dos prédios no inicio do semestre. Quero alertar que a FCE já está lotada. Sinceramente não sei qual será a solução adotada para receber mais 120 alunos. 

8 - Qual é melhor, o Darcy Ribeiro ou a FCE?
R - Não sei. Precisamos de muitas melhorias na FCE, mas não seja mais um daqueles alunos que ficam comparando o campus Darcy Ribeiro com a FCE. O Darcy tem mais de 40 anos. Ah!, você teve e ainda tem a opção de prestar o vestibular pra lá.

9 - Seremos bem recebidos pelos veteranos?


R - É claro que sim. Simpatia é nosso nome  e cordialidade o sobrenome. Você será tratado como merece, ou seja, como calouro. Se quiser saber como é, é só aguardar. Ah, lembro que calouro nem ninguém merece passar por alguns tipos de trotes adotados por certos cursos da UnB. Quanto a isso, fiquem tranquilos.



Por fim, é importante que todos saibam que nosso campus não é um lugar maravilhoso. Temos sérios problemas de estrutura, principalmente quanto a laboratórios. As salas de aula são muito boas, mas principalmente contamos com professores ótimos
 A pior coisa do mundo é ficar num lugar onde você não está satisfeito, que te incomoda, que te leva pra baixo. Se você for mais um desses, peço que lembre de um pensamento de um dos mais célebres sociólogos do cinema brasileiro, o agora Tenente Coronel Nascimento: "Pede pra sair "!
Outro ponto: Você está entrando num curso de Enfermagem. Se você quer ser médico, VAI FAZER MEDICINA CARAMBA.
Mais um ponto e esse é o mais importante de todos: Na FCE temos 5 cursos, mas nenhum tão completo como a Enfermagem. Assim, gostaria em nome de todos os veteranos deixar uma mensagem especial para as calouras. " Se você precisa de alguém que organize sua vida, uma pessoa de visão ampla. Procure um veterano de Saúde Coletiva. Se você precisa de alguém de pegada, procure um veterano de Fisioterapia. Se você quer alguém que tenha uma química legal com você, que seja o remédio para seus males, procure um veterano de Farmácia. Se você precisa de alguém que te ajude a superar obstáculos, dificuldades, procure um veterano de Terapia Ocupacional. Massssssss, se você não se contenta com pouco e precisa de alguém com todas essas qualidades, seus problemas acabaram. PROCURE UM VETERANO DE ENFERMAGEM!!!!!
Ps: Também é válido em relação a calouros e veteranas, mas muito cuidado, muito cuidado mesmo.

Sejam bem-vindos à nossa humilde CASA!!!!!

4 comentários:

  1. Olá, sou Calouro de Enfermagem (PAS) e gostaria de tirar uma dúvida. O 1ª Estágio é somente no 9ª semestre ou antes vocês já começam a estagiar no HUB ou em outro lugar?

    ResponderExcluir
  2. Calouro,

    O estágio supervisionado propriamente dito é realizado no 9º e 10º semestres.Não utilizaremos o HUB, mas sim o Hospital Regional de Ceilândia, o HRC. Porém, se você observar o fluxograma do curso, a partir do 3º semestre temos um disciplina chamada Integração aos Cenários das Práticas (ICP).Como o próprio nome diz,essa disciplina visa gradualmente inserir o aluno nos diversos ambientes de atuação da enfermagem.
    ICP 1 é relizado de 15 em 15 dias em um Centro de Saúde de Ceilândia e é observacional, pautado no conteúdo aprendido em Processo do Trabalho e Relacionamento Interpessoal. Essas duas disciplinas são co-requisitos.
    ICP 2 também é realizada em Centro de Saúde, só que pautada nos conhecimentos de Semiologia e Semiotécnica I. De 15 em 15 dias.
    ICP 3 é uma disciplina de 8 créditos, ou seja, duas manhãs inteiras realizadas no HRC e em um Centro de Saúde. Aqui são aplicados os conhecimentos aprendidos em Semiologia e Semiotécnica II, inclusive com algumas intervenções e Enfermagem.
    ICP 4 provavelmente dever ser ligado à Saúde do Adulto e do Idoso assim como ICP 5 a Saúde da Mulher e da Criança. Temos até ICP 6, no 8º semestre, já que a partir do semestre seguinte temos o Estagio Supervisionado I.
    Portanto, veja que temos matérias práticas de Enfermagem a partir do 3º semestre e que mesmo exercitando a prática de enfermagem não é possível ser chamado de estágio.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou sim, com certeza. Obrigado!
    Acho que a ansiedade de trabalhar com o Povo é tão grande, a vontade de realmente praticar aquilo que você estuda na "realidade", que fica difícil esperar 4 anos para ter o 'Primeiro' Contato. Bom, quem sou eu pra falar disso, não é? Haha'
    Nem estudando estou ainda.

    Outra coisa, pelo andamento das Obras e pelo que a UnB divulgou na notícia da Visita do Reitor ao campus e sua Confirmação de Término das obras antes do períiodo das aulas, entre outras noticias, vocês tem esperança de começaram este semestre nas novas Instalações? Para quem está de fora, parece que está indo tudo certo. Porém, os professores ou coordenadores comentam alguma coisa com vocês sobre isso?
    Um Abração e até dia 21!

    ResponderExcluir
  4. Veja bem, sempre fui muito cético quanto a essas informações sobre o novo campus, mas tenho que concordar que as noticias nunca foram tão animadoras. Digo isso porque ouvi vários relatos de colegas que visitaram o campus e ficaram animados com o andamento da obra. Porém, como eu disse, sou cético e procuro preparar meu espírito para um semestre com as peculiaridades de um campus provisório. A promessa principal é que o prédio dos laboratórios seria entregue para esse semestre e se isso acontecer, mesmo com o transtorno do deslocamento entre os dois campos, será algo sensacional para os cursos, já que a grande precariedade diz respeito aos laboratórios, pelo menos a meu ver. É normal que os calouros sejam mais esperançosos, mas sugiro que sejam mais cautelosos, pois assim será mais fácil lidar com as dificuldades hoje encontradas.Os professores sofrem em grande parte da mesma angustia dos alunos, que anseiam por uma estrutura onde possam desenvolver suas atividades de ensino e pesquisa com maior qualidade, porém muitos deles fazem coro com a direção da FCE e tentam amenizar a situação. Só pra descontrair, como eu já disse lá na comunidade(orkut) da UnB Ceilândia, se entregarem um dos prédios, é melhor prepararmos nossas botinas para transitar no barro. Mas mesmo assim, será um avanço enorme.

    Um abraço!

    ResponderExcluir