15 fevereiro 2012

Iniciando o curso





Acredito que todo calouro fica em dúvida quando o assunto é a grade horária, se pode alterá-la e como realizar esse procedimento. Antes de iniciar esse assunto, quero abordar um pouco de cada disciplina que compõe a grade básica do curso. Enfatizo que esse é um ponto de vista pessoal sobre as disciplinas. Vamos lá.

1 - Do Átomo à Vida 1 (ATV 1) - A disciplina é pré-requisito para ATV 2, que por sua vez é para ATV 3.   Basicamente o assunto aqui é Bioquímica, sem muito aprofundamento.Sem muitas dificuldades, o aluno consegue concluir a sequência de ATV até o 3º semestre, ou , se houver atraso, até o 5º. É importante ter ATV 1 na sua grade. Uma observaçãozinha: Você é aluno(a) de Enfermagem.Então passe por ATV 1 sem dificuldades.

2 - Das Células aos Sistemas 1 (CS 1) - O aluno de enfermagem deverá cursar até CS 4, no 4º semestre. Considero muito importante seguir o fluxo normal de CS, já que essa discplina é essencialmente anatomia e fisiologia. À medida que avançamos na sequência de CS, ficamos cada vez mais familiarizados com a linguagem anatomica e fisiológica utilizada no curso. Tenha CS 1 em sua grade. É importante lembrar que atrasar a sequência de CS significa atrasar Nutrição Humana em Saúde e Farmacologia Básica, vistas mais a frente no curso.

3 - Saúde e Sociedade 1 (SS 1) - Ela é pré-requisito para SS 2, no 2º semestre. Não precisamos de SS 3.  SS 1 é uma disciplina que considero pesada. Veja bem, considero pesada, mas não é difícil. Tem uma carga grande de leitura e principalmente, o que mais dá trabalho, o famigerado Diagnóstico Sócio-Sanitário das Cidades. Algumas disciplinas optativas exigem SS1 como pré-requisito.

4 - Epidemiologia descritiva (Epidemio) - é pré-requisito para Epidemiologia Analítica. Também participa do Diagnóstico Sócio-Sanitário, mas é menos trabalhosa. Apesar de achar uma disciplina chata, ela é muito importante para o profissional de saúde. Hummmm!. Tenha em sua grade.

5 - Contexto Histórico e Social da Enfermagem(Contexto) - Ah, Contexto!Preste atenção agora calouro!!! Contexto é a primeira de uma série de discisplinas que só terão término no 7º semestre. Atrasar uma dessas  disciplinas significa atrasar as demais. O curso deve ser integralizado em no mínimo 10 semestres. Adianto que se você não cursa Contexto no primeiro semestre, ficará no minimo 11 semestres na UnB. Se você não foi matriculado em Contexto, corra atrás. Essa disciplina deve constar muito em sua grade.

6 - Biofísica - Sinceramente, você pode cursar essa disciplina em qualquer semestre do curso, mas de preferência antes do 4º semestre.
7 - Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LTPA) - Ainda não é oficial, mas não constará mais como disciplina obrigatória para Enfermagem.


Semestre
Disciplinas
ATV 1
CS 1
SS 1
Epi. Desc.
CHSE
Biof.
LTPA
ATV 2
CS 2
SS 2
Epi. Analítica
Proc. do Cuidar em Enf




Essas disciplinas não são pré-requisitos para nada. Pelo menos por enquanto
ATV 3
CS 3

---

---
ICP 1/PTRI

---
CS 4
ICP 2/ Semiologia 1

ICP 3/ Semiologia 2
ICP 4
ICP 5

 - Ainda não consta isso no FLUXOGRAMA do curso, mas o Estágio Supervisionado I é no 8º semestre. Para isso é necessário que o aluno tenha concluído todas as disciplinas obrigatórias até o 7º semestre.

Período de matrículas

A UnB oferta ao calouro uma grade e garante sua matricula naquelas disciplinas. Porém, nem sempre o que é ofertado  é o que é desejado. Alguns alunos trabalham e precisam cursar disciplinas em apenas um período. Outros gostariam de incluir mais disciplinas em sua grade.  Para o calouro,essa alteração só poderá ser feita no período de ajuste, diretamente com o coordenador do curso.

Ajuste

É nesse período que o aluno calouro poderá alterar sua grade. Aqui você poderá retirar ou incluir disciplinas. Isso depedende da disponibilidade de vagas e outros fatores. O ajuste é feito diretamente com o coordenador do curso, nesse caso o professor Carlos Eduardo. Tão logo o sistema divulgue o resultado da matrícula, tem início o ajuste. Lembro que todos os alunos de Enfermagem interessados no ajuste, de todos os semestres, , realizarão esse procedimento com o mesmo coordenador, ou seja, é muito índio pra pouco cacique e isso obviamente gera filas. O que isso significa? Chegue cedo. Cronograma do aluno

Alerta

 Avalie bem a quantidade de disciplinas que você está disposto a cursar. Muitas vezes, a quantidade que você quer não é compatível com o que você pode. Não digo isso por questões de tempo, porque com raríssimas exceções tempo é o que mais o calouro tem. Como disse anteriormente, é importante que algumas disciplinas estejam  em sua grade, mas outras podem esperar. Essa avaliação é você quem tem que fazer.

Panorama do curso

Considero importante que desde já o aluno conheço um pouco do que o espera pela frente. É Enfermagem mesmo que você quer? Lembro da minha primeira aula de contexto quando os professores perguntam o porque de cada um ter escolhido esse curso. Sem muita preocupação muitos alunos respondiam dizendo que Enfermagem não era sua primeira opção. Mais ou menos um "vamos ver no que vai dar". Pense bem. Não é nada agradável chegar no 4º ou 5º semestre e ouvir a seguinte pergunta de um professor: "É isso mesmo que você quer ser"? Aí sim, tenho certeza que você vai ficar preocupado. O curso tem uma previsão de 10 semestres no mínimo para a integralização dos créditos. Como o curso está passando por uma pequena reformulação na matriz curricular, ficarei devendo a quantidade de créditos obrigatórios. Atualmente, além dos créditos obrigatórios, temos que cursar 60 créditos de disciplinas optativas. Acreditem, 60 créditos é muita coisa. Média de 6 créditos por semestre, o que é bem difícil. Por isso, tentem pegar optativas o quanto antes.

O Campus Ceilândia


A FCE tem tudo para ser um centro de referência em saúde, desde que a estrutura prometida seja de uma vez por todas entregue. O campus provisório é incompatível com a quantidade de alunos existente e com a estrutura exigida para cursos de saúde.Alguns espaços do campus definitivo já estão sendo usados.

Laboratórios


Já estamos utilizando laboratórios no campus definitivo, inclusive o de Enfermagem(só alunos a partir do 4º semestre). Calouros utilizarão os laboratórios multidisciplinares.

Turmas


As aulas não serão ministradas em turmas com alunos exclusivos da Enfermagem, com exceção de Contexto Histórico e Social da Enfermagem, que é específica para nosso curso Para cada disciplina as turmas são compostas com alunos de todos os 5 cursos do campus. Assim será em todo decorrer do curso.

Biblioteca


É muito pequena para a quantidade de alunos. Conseguir livros para as principais disciplinas é uma luta. Muitos materiais de estudo são disponibilizados na única copiadora(particular) que temos no campus. Deixem sempre uma graninha para as cópias( serão muitas).

Links úteis

Universidade de Brasília
UnB Ceilândia
Matriculaweb


Espero ter ajudado.

Ps: Outras dúvidas podem ser postada na área de comentários e dentro do possível procurarei responder com brevidade.

10 comentários:

  1. Não tem Anatomia Humana ?

    ResponderExcluir
  2. Tem sim. Anatomia e Fisiologia são abordadas num bloco de disciplinas chamada Das Célula aos Sistemas(CS) 1,2, 3 e 4.

    CS 1 - Sistema Osteomioarticular
    CS 2 - Sistemas Nervoso e Endócrino
    CS 3 - Sistemas Cardiovascular e Urogenital
    CS 4 -Sistemas Digestório e Reprodutor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em CS 3 tem respiratório também.

      Excluir
    2. Na Unb da Ceilândia, como é em questão de laboratório? Porque como vejo nos noticiários que falam bastante sobre as obras inacabadas do Campus, soube até que não vai mais abrir inscrições ara o curso de Fonoaudiogia por não haver espaço físico para as aulas nem laboratórios no campus da Ceilândia.Eu queria saber se os alunos estão cientes de quando terão essas obras estarão prontas ?

      Excluir
  3. Alguns laboratórios do novo campus já estão sendo usados. Na minha opinião, o laboratório de enfermagem atende nossas exigências. Mas a falta de espaço impede que alguns equipamentos de ponta sejam usados. O campus provisório está superlotado. Nele está a maior parte das salas de aula. Uma reportagem publicada semana passada no site da unb informa que os prédios UED e MESP serão entregues até dia 29. Será? Na FCE aprendemos a nunca acreditar nessas promessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá equipe FCE!!! Gostaria de tirar umas dúvidas quanto a questão de horários para a graduação de enfermagem, no caso do campus Darcy Ribeiro. Ou mesmo como funciona aí na FCE a questão da grade horária e os horários ofertados pelas disciplinas

      + O curso funciona no esquema integral, tendo aulas de manhã e de tarde? Ou pode ocorrer uma vez ou outra de acontecer de ter aula o dia todo?
      + É possível escolher disciplinas no período noturno ou até mesmo no sábado?

      Desde já agradeço.

      Excluir
    2. Olá,

      Um curso diurno, seja no Darcy ou na FCE, terá aulas de manhã, a tarde, ou o dia todo. Vai depender da grade que você conseguir montar. No primeiro semestre eu tinha aula o dia todo. Agora, no sexto, tenho quase todas apenas pela manhã. Abraço

      Excluir
  4. Ah,

    É possível pegar disciplinas de modulo livre ou optativas aos sábados e a noite.

    ResponderExcluir
  5. As dicas são muito boas.
    Marcos Cunha
    www.portaldoenfermeiro.com.br

    ResponderExcluir