03 outubro 2012

Iniciando o curso


Acredito que todo calouro fica em dúvida quando o assunto é a grade horária, se pode alterá-la e como realizar esse procedimento. Apesar de termos um grande atraso para o início do 2º/2012, decidi desde já postar algumas informações. Antes de iniciar esse assunto, quero abordar um pouco de cada disciplina que compõe a grade básica do curso. Enfatizo que esse é um ponto de vista pessoal sobre as disciplinas. Vamos lá.

1 - Do Átomo à Vida 1 (ATV 1) - A disciplina é pré-requisito para ATV 2, que por sua vez é para ATV 3.   Basicamente o assunto aqui é Bioquímica, sem muito aprofundamento.Sem muitas dificuldades, o aluno consegue concluir a sequência de ATV até o 3º semestre, ou , se houver atraso, até o 5º. É importante ter ATV 1 na sua grade. Uma observaçãozinha: Você é aluno(a) de Enfermagem. Então passe por ATV 1 sem dificuldades.

2 - Das Células aos Sistemas 1 (CS 1) - O aluno de enfermagem deverá cursar até CS 4, no 4º semestre. Considero muito importante seguir o fluxo normal de CS, já que essa discplina é essencialmente anatomia e fisiologia. À medida que avançamos na sequência de CS, ficamos cada vez mais familiarizados com a linguagem sobre anatomia e fisiologia utilizada no curso. Tenha CS 1 em sua grade. É importante lembrar que atrasar a sequência de CS significa atrasar Nutrição Humana em Saúde e Farmacologia Básica, vistas mais a frente no curso.

3 - Saúde e Sociedade 1 (SS 1) - Ela é pré-requisito para SS 2, no 2º semestre. Não precisamos de SS 3.  SS 1 é uma disciplina que considero pesada. Veja bem, considero pesada, mas não é difícil. Tem uma carga grande de leitura e principalmente, o que mais dá trabalho, o famigerado Diagnóstico Sócio-Sanitário das Cidades. Algumas disciplinas optativas exigem SS1 como pré-requisito.

4 - Epidemiologia descritiva (Epidemio) - é pré-requisito para Epidemiologia Analítica. Também participa do Diagnóstico Sócio-Sanitário, mas é menos trabalhosa. Apesar de achar uma disciplina chata, ela é muito importante para o profissional de saúde. Hummmm!. Tenha em sua grade.

5 - Contexto Histórico e Social da Enfermagem(Contexto) - Ah, Contexto!Preste atenção agora calouro!!! Contexto é a primeira de uma série de discisplinas que só terão término no 7º semestre. Atrasar uma dessas  disciplinas significa atrasar as demais. O curso deve ser integralizado em no mínimo 10 semestres. Adianto que se você não cursa Contexto no primeiro semestre, ficará no minimo 11 semestres na UnB. Se você não foi matriculado em Contexto, corra atrás. Essa disciplina deve constar muito em sua grade.

6 - Biofísica - Sinceramente, você pode cursar essa disciplina em qualquer semestre do curso, mas de preferência antes do 4º semestre.


Semestre
Disciplinas
ATV 1
CS 1
SS 1
Epi. Desc.
CHSE
Biof.
LTPA
ATV 2
CS 2
SS 2
Epi. Analítica
Proc. do Cuidar em Enf




Essas disciplinas não são pré-requisitos para nada. Pelo menos por enquanto
ATV 3
CS 3

---

---
ICP 1/PTRI

---
CS 4
ICP 2/ Semiologia 1

ICP 3/ Semiologia 2
ICP 4
ICP 5

 - Ainda não consta isso no FLUXOGRAMA do curso, mas o Estágio Supervisionado I é no 8º semestre. Para isso é necessário que o aluno tenha concluído todas as disciplinas obrigatórias até o 7º semestre.

Período de matrículas

A UnB oferta ao calouro uma grade e garante sua matricula naquelas disciplinas. Porém, nem sempre o que é ofertado  é o que é desejado. Alguns alunos trabalham e precisam cursar disciplinas em apenas um período. Outros gostariam de incluir mais disciplinas em sua grade.  Para o calouro,essa alteração só poderá ser feita no período de ajuste, diretamente com o coordenador do curso.

Ajuste

É nesse período que o aluno calouro poderá alterar sua grade. Aqui você poderá retirar ou incluir disciplinas. Isso depedende da disponibilidade de vagas e outros fatores. O ajuste é feito diretamente com o coordenador do curso, nesse caso o professor Carlos Eduardo. Tão logo o sistema divulgue o resultado da matrícula, tem início o ajuste. Lembro que todos os alunos de Enfermagem interessados no ajuste, de todos os semestres, , realizarão esse procedimento com o mesmo coordenador, ou seja, é muito índio pra pouco cacique e isso obviamente gera filas. O que isso significa? Chegue cedo. 

Alerta

 Avalie bem a quantidade de disciplinas que você está disposto a cursar. Muitas vezes, a quantidade que você quer não é compatível com o que você pode. Não digo isso por questões de tempo, porque com raríssimas exceções tempo é o que mais o calouro tem. Como disse anteriormente, é importante que algumas disciplinas estejam  em sua grade, mas outras podem esperar. Essa avaliação é você quem tem que fazer.

Panorama do curso

Considero importante que desde já o aluno conheço um pouco do que o espera pela frente. É Enfermagem mesmo que você quer? Lembro da minha primeira aula de contexto quando os professores perguntam o porque de cada um ter escolhido esse curso. Sem muita preocupação muitos alunos respondiam dizendo que Enfermagem não era sua primeira opção. Mais ou menos um "vamos ver no que vai dar". Pense bem. Não é nada agradável chegar no 4º ou 5º semestre e ouvir a seguinte pergunta de um professor: "É isso mesmo que você quer ser"? Aí sim, tenho certeza que você vai ficar preocupado. O curso tem uma previsão de 10 semestres no mínimo para a integralização dos créditos. Como o curso está passando por uma pequena reformulação na matriz curricular, ficarei devendo a quantidade de créditos obrigatórios. Atualmente, além dos créditos obrigatórios, temos que cursar 60 créditos de disciplinas optativas. Acreditem, 60 créditos é muita coisa. Média de 6 créditos por semestre, o que é bem difícil. Por isso, tentem pegar optativas o quanto antes.

O Campus Ceilândia

A FCE tem tudo para ser um centro de referência em saúde, desde que a estrutura prometida seja de uma vez por todas entregue. O campus provisório é incompatível com a quantidade de alunos existente e com a estrutura exigida para cursos de saúde.Alguns espaços do campus definitivo já estão sendo usados.


Laboratórios

Já estamos utilizando laboratórios no campus definitivo, inclusive o de Enfermagem(só alunos a partir do 4º semestre). Calouros utilizarão os laboratórios multidisciplinares.


Turmas

As aulas não serão ministradas em turmas com alunos exclusivos da Enfermagem, com exceção de Contexto Histórico e Social da Enfermagem, que é específica para nosso curso. Para cada disciplina as turmas são compostas com alunos de todos os 5 cursos do campus. Assim será em todo decorrer do curso.


Biblioteca

É muito pequena para a quantidade de alunos. Conseguir livros para as principais disciplinas é uma luta. Muitos materiais de estudo são disponibilizados na única copiadora(particular) que temos no campus. Deixem sempre uma graninha para as cópias( serão muitas).


Algumas perguntas frequentes.

1 -  O que significa essa parada de créditos?
R - Cada crédito equivale a 15 horas/aula. Nesse primeiro semestre são ofertadas disciplinas de 2(uma aula por semana) e 4 créditos (duas aulas por semana), 30 e 60 horas/aula respectivamente. Para graduar o aluno precisa atingir um determinado número de créditos, específico para cada curso. 

2- Posso mudar minha grade horária?
R -  Como já viu,você pode sim. No matrícula web você fará sua matrícula tendo que aceitar a grade que te oferecerem. No período de ajuste vá até a FCE e tente retirar, ou incluir disciplinas diretamente com o coordenador do curso de Enfermagem, professor Carlos Eduardo. Isso não quer dizer que sua solicitação será aceita. 

5 - Quais disciplinas são importantes?
R - Todas são, porém umas mais que as outras. Isso não se deve ao assunto que elas abordam, mas sim como elas te deixam no fluxo. Preste bastante atenção nessa parte.  No primeiro semestre a grade básica para Enfermagem é:
Saúde e Sociedade I: Introdução  às Ciências Sociais - SS 1
Epidemiologia Descritiva
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos - LTPA (Não é oficial ainda, mas não constará mais como disciplina obrigatória)
Do átomo a vida 1 - ATV 1
Das células aos sistemas 1 - CS 1
Biofísica
Contexto Histórico e Social da Enfermagem - CHSE

Analise o quadro abaixo.
Semestre
Disciplinas
ATV 1
CS 1
SS 1
Epi. Desc.
CHSE
Biof.
LTPA
ATV 2
CS 2
SS 2
Epi. Analítica
Proc. do Cuidar em Enf




Essas disciplinas não são pré-requisitos para nada. Pelo menos por enquanto
ATV 3
CS 3

---

---
ICP 1/PTRI

---
CS 4
ICP 2/ Semiologia 1

ICP 3/ Semiologia 2
ICP 4
ICP 5


Percebam que se deixarem de pegar disciplinas que são pré-requisitos para outras em semestres seguintes, provavelmente você ficará atrasado no curso. O caso mais crítico é quando não se é matriculado em Contexto Histórico e Social da Enfermagem. Olhe no quadro o efeito cascata negativo que isso gera. Muitos alunos de Enfermagem costumam não ser matriculados no primeiro semestre nessa disciplina e isso com certeza te causará transtornos futuros. Portanto, caso não sejam matriculados nessa disciplina, corram atrás para que sejam. Incomodem o coordenador

6 - Existe restaurante universitário na FCE?
R - Não. Só existe no Darcy Ribeiro. O nosso campus só dispõe de lanchonete, uma no CEM 04 e outra no UED.
7 - Existe lugar onde posso almoçar perto da FCE?
R - Sim. Os melhores lugares ficam no centro de Ceilândia ( Restaurantes Barriga Cheia, Pimenta Malagueta, Helk's,Giraffas etc.) É possível ir de metrô. Para quem quiser levar comida de casa, o campus dispõe de 2 fornos microondas disponível a todos os alunos. Existe também a opção de se pedir comida nos serviços de entrega. Você pode pedir no Giraffas(4003-1515) ou no próprio Pimenta Malagueta ( 3201-7554). Existem outras opções é claro. Procure se informar. Algumas pessoas também oferecem refeições (marmita) na porta da faculdade. Essas marmitas tem sido a melhor opção em relação ao preço. Tem uma boa qualidade e custam em média R$ 6,00.
8 - Como faço para chegar ao campus?
R - O meio de transporte público mais fácil para acessar a FCE é o metrô. Desça na estação Guariroba para acesso ao campus provisório e na estação Ceilândia Sul para acesso ao campus definitivo. Assim que sair o resultado da matrícula,   vá até a secretaria e solicite uma declaração de aluno regular e grade horária.Faça seu cadastro no site do metrô e em seguida vá até uma estação confeccionar o cartão de gratuidade.Quebra um galhão. 
9 - Existe previsão para a inauguração do novo campus?
R - Começo dizendo o seguinte: kkkkkkkkkkkkkk...Pelo menos uma inauguração completa não. Se quiser acreditar nas datas informadas pelo GDF ou pela própria UnB, acredite. . Atualmente temos aulas no campus provisório e também em alguns espaços do definitvo.
10 - Qual é melhor, o Darcy Ribeiro ou a FCE?
R - Não sei.Eu optei pela FCE. . Ah!, você teve e ainda tem a opção de prestar o vestibular pra lá.
11 - Seremos bem recebidos pelos veteranos?

R - É claro que sim. Simpatia é nosso nome  e cordialidade o sobrenome. Você será tratado como merece, ou seja, como calouro. Se quiser saber como é, é só aguardar. Ah, lembro que calouro nem ninguém merece passar por alguns tipos de trotes adotados por certos cursos da UnB. Quanto a isso, fiquem tranquilos.

Por fim, é importante que todos saibam que nosso campus não é um lugar maravilhoso. Temos sérios problemas de estrutura, principalmente quanto a laboratórios. As salas de aula são muito boas, mas principalmente contamos com professores ótimos(minha opinião).
 A pior coisa do mundo é ficar num lugar onde você não está satisfeito, que te incomoda, que te leva pra baixo. Se você for mais um desses, peço que lembre de um pensamento de um dos mais célebres sociólogos do cinema brasileiro, o agora Tenente Coronel Nascimento: "Pede pra sair "!
Outro ponto: Você está entrando num curso de Enfermagem. Se você quer ser médico, VAI FAZER MEDICINA CARAMBA.
Mais um ponto e esse é o mais importante de todos: Na FCE temos 5 cursos, mas nenhum tão completo como a Enfermagem. Assim, gostaria em nome de todos os veteranos deixar uma mensagem especial para as calouras. " Se você precisa de alguém que organize sua vida, uma pessoa de visão ampla. Procure um veterano de Saúde Coletiva. Se você precisa de alguém de pegada, procure um veterano de Fisioterapia. Se você quer alguém que tenha uma química legal com você, que seja o remédio para seus males, procure um veterano de Farmácia. Se você precisa de alguém que te ajude a superar obstáculos, dificuldades, procure um veterano de Terapia Ocupacional. Massssssss, se você não se contenta com pouco e precisa de alguém com todas essas qualidades, seus problemas acabaram. PROCURE UM VETERANO DE ENFERMAGEM!!!!!
Ps: Também é válido em relação a calouros e veteranas, mas muito cuidado, muito cuidado mesmo.

Links úteis

Universidade de Brasília
UnB Ceilândia
Matriculaweb


Espero ter ajudado.

Ps: Outras dúvidas podem ser postada na área de comentários e dentro do possível procurarei responder com brevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário