21 abril 2013

Olha a onda aí....

      
Quero chamar a atenção de todos os alunos e alunas do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília, quanto a questões e situações que trazem temor em relação à integralização dos créditos, ou seja, a formatura. Apesar de ser previsto que o aluno tem até 14 semestres para concluir o curso, todos querem concluir em 10, afinal o mercado profissional nos espera. Vamos ao primeiro ponto.
A grade curricular de Enfermagem exige que o aluno curse 64 créditos de disciplinas optativas, sendo que destas, no máximo 24 créditos poderão ser de módulo livre. Estudamos em um campus que não consegue oferecer adequadamente disciplinas optativas, seja pela não oferta, seja pelo número de alunos matriculados. Caros alunos, 64 créditos é muita coisa. Significa que temos que cursar em média 6 créditos por semestre. 
Como se não bastasse, num Campus voltado para a saúde, a maioria das disciplinas ali oferecidas constam em nosso histórico como Módulo Livre (ML). Lembro que há um limite de ML que podemos cursar. Vou citar meu exemplo, mas que se repete com muitos. Cursei Toxicologia, Direito Sanitário e Farmacologia Clínica, todas elas consideradas ML. Essas disciplinas deveriam claramente ser optativas. Assim como outras tantas na FCE. Introdução às Análises Clinicas , ML para Enfermagem? Só na FCE na acontecer isso. Outro absurdo. Cursamos SS 1 e SS 2 como obrigatórias, mas SS 3 é considerada ML. Só na FCE. Mas aí tentamos recorrer à disciplinas do departamente de Enfermagem do Darcy Ribeiro. E o que acontece? São consideradas ML. Uma disciplina de um departamento de Enfermagem, da mesma Universidade e  ainda assim ML. Ou seja, está cada vez mais difícil. 
 Outra questão é em relação às Atividades Complementares (AC). Precisamos de 10 créditos, 150 horas de atividades. Pensa que é pouco? Muitos só começam a dar valor nisso quando estão à beira da formatura. Você sabia que essas atividades devem ser divididas em pelo menos 4 semestres? Agora preste atenção nisso. Existe uma clara intenção de dar ao aluno o direito de apresentar seus certificados de AC uma única vez durante todo o curso. Naturalmente o aluno vai querer apresentar no último semestre. Acontece que se por algum motivo um certificado não for aceito e te faltar hora ou horas para completar os 10 créditos, você não poderá apresentar certificados novamente. Lembre-se. Só poderá uma vez. Pergunto: Você vai se formar como?
O que fazer nesses dois casos? Mobilizar-nos. Lutar para que mais disciplinas sejam consideradas optativas. Para que as disciplinas da Enfermagem no Darcy sejam optativas. E nos manifestar claramente contra o projeto de apresentar as atividades complementares uma única vez. É provável que na Semana de Enfermagem tenhamos um espaço para debatermos sobre esses pontos. É necessário que estejamos lá em peso. O auditório precisa estar lotado.
Isso não te interessa? Então cuidado. Empurraram-nos os novos pré-requisitos guela abaixo. Vai ser assim de novo? Temos 10 semestres de Enfermagem em andamento e a representação discente no colegiado continua somente um aluno. Precisamos de eleições urgente para o Centro Acadêmico, com quem esse blog não tem nenhum tipo de ligação. Sem C.A, a  obscuridade das informações será ainda maior.
     

Um comentário:

  1. É osso!
    A 1ª e a 2ª turma enviaram uma lista para o reconhecimento de mais de 40 disciplinas para optativas. Sugerimos que cada turma faça o mesmo para aquelas que nós não pedimos nos dois primeiros projetos, de forma a ampliarmos nossas possibilidades!

    ResponderExcluir