23 fevereiro 2010

Para calouros - Informações e rotinas.

Existe alguém mais cheio de dúvidas que calouro? Veterano adora responder essas perguntas. Assim fica mais fácil saber quem é calouro e facilita a identificação para o trote. Como são cortejados esses calouros! As perguntas mais frequentes são: Que dia vai ser o trote? Vão me sujar muito? Vão cortar meu cabelo?
Que pena, essas  não podem ser respondidas. Mas outras podem. Aí vai:

1 - O que significa essa parada de créditos?
R - Cada crédito equivale a 15 horas/aula. Nesse primeiro semestre são ofertadas disciplinas de 2(uma aula por semana) e 4 créditos (duas aulas por semana), 30 e 60 horas/aula respectivamente. Para graduar o aluno precisa atingir num determinado número de créditos, específico para cada curso. Para conhecer o fluxograma do seu curso acesse:www.campusceilandia.unb.br

2 - Posso mudar minha grade horária?
R - Por mais que a divulgação seja de que não pode, a verdade é que você pode sim. No matrícula web você deve aceitar tudo que te oferecem. No período de reajuste (1º a 5/03/10) converse com o coordenador do seu curso e peça trancamento ou inclusão de disciplinas. Isso não quer dizer que sua solicitação será aceita.

3 - Existe restaurante universitário na FCE?
R - Não. Só existe do Darcy Ribeiro. O nosso campus só dispõe de lanchonete.

4 - Existe lugar onde posso almoçar perto da FCE?
R - Sim. Os lugares mais procurados são o restaurante Yakissoba, em frente à estação Guariroba do metrô e o Goianus, que fica a cerca de 800 metros do campus. Não é a melhor comida do mundo, afinal custa R$ 5,00. Existem outras opções no centro da Ceilândia, mas ficam mais distantes. Para quem quiser levar comida de casa, o campus dispõe de um forno microondas disponível a todos os alunos.

5 - Como faço para chegar ao campus?
R - O meio de transporte público mais fácil para acessar a FCE é o metrô. Desça na estação Guariroba.

6 - Existe previsão para a inauguração do novo campus?
R - Não. Se quiser acreditar nas datas informadas pelo governo ou pela própria UnB, acredite. Mas o fato é que não existe data. Vai ser quando eles quiserem.

7 - Qual é melhor, o Darcy Ribeiro ou a FCE?
R - Obviamente o Darcy tem uma estrutura que demorou 50 anos para ficar pronta, por isso instalações como laboratórios são bem melhores.Além disso no Darcy são oferecidos serviços que a FCE não oferece. UnB idiomas é um exemplo. Porém é preciso salientar alguns pontos. 1 - A propostas curriculares dos cursos são inovadoras, acompanhando as exigências do MEC. No Darcy ainda não é. 2 - A maioria dos professores da FCE  seguem uma didática mais moderna, em outras palavras, ensinam bem. 3 - Temos na FCE uma proximidade com os professores muito favorável. 4 - A FCE é nova. Cada turma que entra colhe mais aspectos positivos que as anteriores. 5 - Colhemos os prejuízos de uma nova experiência que é a expansão da UnB, mas também colheremos muito de positivo.
Somos tratados como universitários no que diz respeito à relação aluno-professor. Portanto se você vai fazer parte desse coro de complexo de pequenez  que diz: "Aqui na FCE eu me sinto como no ensino médio", vou lhe citar uma frase de um grande sociólogo das telas brasileiras, capitão Nascimento: "Pede pra sair". Desculpe a franqueza.

8 - Seremos bem recebidos pelos veteranos?
R - É claro que sim. Simpatia é nosso nome  e cordialidade o sobrenome. Você será tratado como merece, ou seja, como calouro. Se quiser saber como é, é só aguardar.


3 comentários:

  1. Gostei das perguntas e respostas :D..Facilita muito para os calouros.
    E é claro que sempre receberemos bem nossos calouros.

    ResponderExcluir
  2. Bom post, essas sao realmente as dúvidas mais frequentes...

    só um ponto.. eu ainda tenho esperança que quando sair o campus definitivos nossos laboratórios vao ter uma estrutura incrível..
    não temos ainda mais vmaos ter!

    ResponderExcluir
  3. Concretizando a construção do novo campus com certeza teremos estruturas de laboratórios excelentes.

    ResponderExcluir