05 agosto 2011

Créditos, obrigatórias e optativas


A pedidos, vou tentar esclarecer um pouco algumas dúvidas sobre a quantidade de créditos, as disciplinas obrigatórias e optativas, incluindo as de módulo livre.

O curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia exige que para se formar, o aluno deve integralizar 282 (muita coisa) créditos. Considerando que cada crédito equivale à 15 horas/aula, são exigidas então 4.230 horas/aula. Desse total, 222 créditos são destinados à disciplinas obrigatórias e 60 créditos de atividades optativas (disciplinas optativas e de módulo livre(ML)). Vamos a cada uma das modalidades de disciplinas.

1 - Disciplinas obrigatórias
São as disciplinas que constam na matriz curricular como obrigatórias, consideradas essenciais para a formação. 222 créditos são destinados à elas. Só depois de concluir todas as obrigatórias é que o aluno pode se matricular no Estágio Curricular Supervisionado 1 no 9º semestre. Preste atenção na forma como são compostos esses 222 créditos. 168 são de disciplinas obrigatórias, 40 para os Estágios Curriculares Supervisionados 1 e 2 (9º e 10º semestres) e 10 de atividades complementares.

2 - Atividades optativas.
As atividades optativas (não confunda com disciplinas optativas) são compostas por um conjunto de disciplinas optativas (você escolhe qual quer fazer) e por disciplinas consideradas como de módulo livre. Para ser considerada como optativa, uma disciplina deve constar na matriz curricular do curso. Umas disciplina que não consta na matriz nem como obrigatória e nem como optativa, é considerada como de módulo livre.Quando você clicar no link de optativas acima, verá que lá constam 27 disciplinas e dessas somente 9 são ofertadas atualmente. Algumas disciplinas que estão lá como optativas já são ofertadas como obrigatórias. O fato é que de um universo de 97 disciplinas (não obrigatórias) ofertadas hoje na FCE, apenas 9 são optativas e as demais entram como módulo livre.Lembram que precisamos de 60 créditos de atividades optativas? É importante que saibam que desses 60, no máximo 24 poderão ser de módulo livre. 
Então vamos a algumas projeções possíveis.

1 - O aluno X cursou 36 créditos de disciplinas optativas e 24 de módulo livre, com um total de 60 créditos. Percebam que X cursou o máximo possível (24) de módulo livre.
2 - O aluno Y cursou 40 créditos de disciplinas optativas e 20 de módulo livre.
3 - O aluno Z cursou 50 créditos de disciplinas optativas e 10 de módulo livre.
Essas projeções são baseadas no regulamento do curso que diz que o máximo possível de módulo livre são 24 créditos. Não existe número mínimo previsto de módulo livre. Posso fazer 30 créditos de módulo livre? Pode, mas somente 24 serão considerados e dessa forma, para completar os 60 créditos você terá que fazer mais 36 de optativas.

Agora um alerta. Frente à atual situação de oferecimento de optativas na FCE, o aluno que se formar em 10 semestres pode ser considerado um prodígio. Esse semestre apenas 9 são optativas, sendo as demais módulo livre. Se temos que integralizar 60 créditos de atividades optativas, isso dá uma média de 6 créditos por semestre(acha pouco?) 

Um comentário: