07 setembro 2011

II Encontro Nacional dos Estudantes Antimanicomiais



Fruto da organização de profissionais, usuários, familiares e diversos membros da sociedade civil, a Luta Antimanicomial vem, a mais de duas décadas, buscando discutir e acrescentar ao processo da Reforma Psiquiátrica, iniciada na década de 90.
Ser um Antimanicomial nos dias de hoje significa muito além da desinstitucionalização, também conhecida como a desospitalização da loucura. A redução dos leitos e conseqüentes hospitalizações a longo prazo em instituiçõess psiquiátricos requerem um esforço conjunto de áreas diversas, como a saúde, a educação e a justiça, para que o retorno dos ‘loucos’ à sociedade dê-se de forma efetiva, garantindo-lhes não apenas o controle de sua ‘patologia’, mas também os seus direitos civis e sociais.
Como continuação da discussão realizada em Porto Alegre, durante o I Encontro Nacional dos Estudantes Antimanicomiais, os estudantes brasilienses tomaram como desafio a liderança de uma nova discussão, voltada à importância de uma ação intersetorial para que seja assegurada a consolidação efetiva do processo da Reforma Psiquiátrica, que ainda apresenta grandes falhas, que envolvem desde aspectos assistenciais, até os burocráticos e políticos.
Para a Capital, essa temática assume especial importância, dados os dados estatísticos que a colocam como a pior em cobertura nos serviços de atenção psicossociais – CAPS. Todos que na cidade residem, tem como obrigação cobrar, lutar e contribuir para que os usuários tenham uma atenção integral, conforme estabelecida pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Venha e contribua você também para a mudança realidade. Estudantes, familiares, profissionais, acadêmicos e todos os outros membros da sociedade serão de valiosa importância para a construção de novas ideias.

Mais informações: 2eneama.blogspot.com

Hévane dos Santos
Comissão Organizadora do II ENEAMA
Equipe de Comunicação
Equipe de Metodologia do Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário