31 julho 2011

Uma nova opinião sobre a farmacoterapia do HIV


"A medicação precoce dos portadores de HIV reduz 96% o risco de transmissão do vírus da AIDS". É o que noticia a Revista Veja dessa semana, fazendo referência à pesquisa (HPTN 052) comandada pelo infectologista americano Myron Cohen, da Universidade da Carolina do Norte com os resultados apresentados na 6ª Conferência da Sociedade Internacional de AIDS, realizada em Roma.  O usual (isso é visto na disciplina Farmacologia) é que a farmacoterapia comece a ser considerada quando  pacientes assintomáticos apresentem contagem de células CD4  entre 200 e 350 células/mm. Assintomáticos com CD4 menor que 200 células/mm e sintomáticos inciam tratamento. 
 O que a pesquisa indica é que  iniciar o tratamento mesmo antes do paciente apresentar os sintomas, diminui drasticamente o risco de transmissão do HIV.  Essa corrente é reforçada pelo médico Scott Hammer, no editorial da The New England Journal of Medicine. Segundo o infectologista brasileiro Artur Timerman, outros estudam apontam que se o paciente é tratado quando as taxas de CD4 ainda estão normais, a sua expectativa de vida se iguala a de uma pessoa não infectada pelo HIV.
O estudo HPTN 052 foi realizado com 1763 casais discordantes( apenas um dos parceiros está infectado) entre 26 e 40 anos com duranção de 6 anos. A metade foi tratada precocemente. Do total geral, 28 pessoas transmitiram o HIV para seus parceiros, sendo que apenas 1 pessoa era do grupo tratado precocemente.

Fonte: Revista Veja, citando The New England Journal of Medicine.

2 comentários:

  1. O artigo original: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1105243?query=featured_home&#t=article

    ResponderExcluir