02 março 2011

HPV na população masculina


Imagem por Revista Viva Saúde (UOL)
    
   As doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais. Muitas vezes essas doenças podem não apresentar sintomas e isso se traduz num grande risco para a disseminação das mesmas, pois uma pessoa que tem uma DST pode transmitir a doença para outras pessoas sem ao menos saber que está infectada.
      Com destaque entre as DST está o HPV, Papiloma Vírus Humano, que em alguns casos pode acarretar em câncer de colo de útero. Estima-se que  universo de mulheres infectadas cerca de 3% a 10% estão com um tipo de HPV de alto risco e irão desenvolver câncer de colo de útero.(INCA)
      Embora as ações de saúde tenham quase sempre como foco as mulheres, uma recente pesquisa internacional identificou alto índice de prevalências nos homens. No total, participaram da pesquisa 1.159 homens, com idade entre 18 e 79 anos, todos residentes na cidade de São Paulo, no sul da Flórida e em Cuernavaca, no México. Enquanto o percentual de infecções em mulheres não passe de 20%, a pesquisa apontou cerca de 50% de infecções nos homens. Do total de homens infectados, 30% estavam com variações do HPV ligados ao surgimento de câncer. Como o o HPV não está somente no sêmen (ele também está presente na pele ou mucosas), o uso de preservativos não é tão eficiente na prevenção com como HIV, ou seja, não é preciso que haja penetração, basta apenas o contato.
        No Brasil a pesquisa foi coordenada por Luisa Villa, pesquisadora na filial de São Paulo do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

Fontes: O Estado de São PauloG1Sociedade Brasileira de Infectologia







Nenhum comentário:

Postar um comentário